Ao longo da história, muitas mulheres têm superado barreiras para deixar sua marca em diversos campos, incluindo ciência, tecnologia e arte. Neste sentido, trouxemos alguns filmes que abordam a história de mulheres que revolucionaram o mundo com suas invenções.

“Temple Grandin” (2010) 

O filme biográfico dirigido por Mick Jackson conta a história de Temple Grandin, uma mulher com autismo que se tornou uma das cientistas mais inovadoras da indústria pecuária.

A Temple Grandin é renomada por suas inovações revolucionárias no manejo de animais na indústria pecuária de forma mais humanitária. Uma de suas contribuições mais notáveis é o design do “sistema de curral em espiral” ou “curral curvo”, concebido para minimizar o estresse nos animais durante o processo de abate. O design do curral é baseado em observações cuidadosas do comportamento animal e leva em consideração a maneira como os animais veem seu ambiente, movendo-se naturalmente em curvas e evitando áreas brilhantes que podem causar medo. 

Ademais, a Temple detém a patente nos Estados Unidos para esta invenção (US-5906540-A –Animal stunning system prior to slaughter). Seu trabalho é amplamente reconhecido, e ela continua a ser uma influente no tocante ao manejo humano de animais na indústria pecuária.

Outra invenção notável de Temple é a “Máquina do Abraço”, que foi criada por ela justamente para acalmá-la durante suas crises.  A criação surgiu quando notou que durante a vacinação do gado, os animais se tranquilizavam apenas quando eram presos ao tronco de contenção. 

“Joy: O Nome do Sucesso” (2015)

O filme protagonizado pela atriz Jennifer Lawrence foi inspirado na vida de Joy Mangano, uma inventora autodidata que criou e patenteou o Miracle Mop. 

O filme narra sua trajetória desde a concepção da ideia até a construção de um império de negócio e explora os altos e baixos da jornada de Joy enquanto ela enfrenta desafios pessoais e profissionais para trazer sua invenção, um esfregão autolimpante, ao mercado.

A inventora e empresária Joy Mangano tornou-se uma presença regular no canal de compras nos EUA, onde vendeu seus produtos e inovações. Seu carisma e habilidade de vendas a tornaram uma das apresentadoras mais populares e bem-sucedidas do canal HSN.

Ademais, além do “Miracle Mop”, Mangano detém diversas patentes nos Estados Unidos e promoveu uma série de outros produtos domésticos ao longo dos anos, incluindo o “Dust pan” (pá de lixo) e a “Hanger clip” (um tipo de pregador de roupa):

“Bombástica: A História de Hedy Lamarr” (2017)

O documentário dirigido e escrito pela Alexandra Dean, aborda a história da atriz Hedy Lamarr e sua contribuição à tecnologia e comunicação. 

O filme aborda a fuga da atriz da Áustria nazista, seu sucesso em Hollywood e, mais importante, seu papel como co-inventora de um sistema de comunicações secreto – uma tecnologia precursora da Wi-Fi e Bluetooth modernos. 

Enquanto Lamarr é amplamente reconhecida por sua beleza e presença no cinema, o documentário revela a mente brilhante por trás da estrela, destacando suas contribuições muitas vezes esquecidas para a ciência e a tecnologia. Através de entrevistas, gravações de áudio e imagens de arquivo, “Bombshell” apresenta uma imagem mais completa e nuanceada de uma mulher que era muito mais do que apenas um rosto bonito.

Bônus: Ruth Handler, a inventora da boneca mais famosa do mundo, ainda não possui um filme biográfico. No entanto, foi mencionada de forma honrosa do filme BARBIE (2023) e na série da NETFLIX “The Toys That Made Us” em um episódio relacionado a Barbie que discute o papel de Ruth na criação da boneca. Leia nosso artigo sobre a Barbie: Barbie e a Propriedade Intelectual

Ficou inspirado (a)? Transforme sua inovação em sucesso protegido! Entre em contato e saiba como proteger e registrar sua patente ou marca.

Contact

Welcome! Please write your message here and we will contact you shortly. Thank you!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar