Os jogos de videogame estão em constantes atualizações e apresentam novidades a cada ano. Dos fliperamas aos consoles, é inegável que os videogames moldaram gerações, influenciando a forma de entretenimento.

Como resultado, vimos uma fusão entre duas formas de arte poderosas, resultando em experiências cinematográficas que desafiam os limites do que é real e virtual, e que continuam a cativar audiências em todo o mundo.

Deste modo, apresentamos abaixo alguns filmes e minisséries sobre o mundo dos jogos para maratonar

Pixels (2015)

Quando extraterrestres declaram guerra contra a Terra, usando os jogos como modelos para suas várias ofensivas, o presidente dos EUA e seus amigos decidem contra-atacar. O filme apresenta muitos jogos clássicos como “Pac-Man”, “Donkey Kong” e “Space Invaders”.

Free Guy (2021) (Assumindo Controle)

Estrelado por Ryan Reynolds, um caixa de banco descobre que ele é, na verdade, um personagem em um jogo de videogame e decide se tornar o herói de sua própria história. O filme faz várias referências e easter eggs relacionados ao mundo dos videogames.

GDLK High Score (2020)

Esta série documental da Netflix abrange a história dos videogames, desde os primórdios até a era dos 3D. Muitas marcas e jogos icônicos são destacados, desde a Atari até a Nintendo.

The Last of Us (2023)

A série baseada na franquia de jogos de videogame de mesmo nome, se passa em um cenário pós apocalíptico nos Estados Unidos, em que os seres humanos são infectados e transformados em “zumbis” por uma mutação do fungo Cordyceps. Apesar da humanidade beirar a extinção, alguns sobreviventes vivem viajando ou permanecem sob quarentena decretada pelo governo. 

Na história, Joel é contratado para levar a Ellie, uma jovem garota, para fora da zona de quarentena para encontrar um grupo de rebeldes. Durante o caminho, a jovem Ellie está possivelmente infectada, mas não apresenta os sintomas característicos, o que dá esperança aos personagens, já que esta imunidade pode ser a chave para a cura da doença. 

Uncharted: Fora do Mapa (2022)

Este filme de aventura e ação é baseado na série de videogame de Uncharted, produzida pela Naughty Dog e publicada pela Sony, e conta a história de Nathan, um bartender e descendente do famoso explorador Francis Drake. Nate, interpretado por Tom Holland, inicia sua primeira aventura ao lado de Victor Sullivan em busca do maior tesouro em El Dorado. 

Diante do exposto, fica claro que a evolução tecnológica permitiu que os jogos passassem de simples pixels e comandos básicos para mundos ricos em detalhes, histórias envolventes e personagens complexos. Este avanço refletiu-se também no cinema, onde as adaptações de jogos e referências passaram a exigir mais do que apenas efeitos visuais rebuscados, mas necessitavam capturar a essência e a emoção do jogo original. 

Assim como em outras indústrias, no mundo dos games também surge a preocupação acerca da proteção da Propriedade Intelectual, isto porque o conteúdo dos jogos é abrangente e possui elementos diversos, como a marca, código fonte, nomes, música, textos, animação etc. Portanto, em termos gerais, os jogos de videogames são protegidos pelo Direito Autoral, já que se trata de uma obra audiovisual. 

Ademais, é possível registrar o software, sendo necessário apresentar documentos específicos e a cópia parcial ou resumida do código fonte perante o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão responsável pelo registro. A proteção do software dura 50 anos a partir de 1º de janeiro do ano subsequente à criação ou sua publicação.

No que se refere à proteção do nome de um jogo, o detentor ou a empresa podem registrá-lo como marca junto ao INPI. Por outro lado, os demais elementos do jogo são amparados pelo Direito Autoral, visto que este contempla a proteção de expressões artísticas, literárias e científicas.

O registro desses elementos pode ser realizado perante a Fundação Biblioteca Nacional. Embora não seja obrigatório, esse registro garante o reconhecimento da obra e sua autoria, proporcionando uma maior segurança jurídica sobre a obra. Assim, é recomendável que todos os elementos do jogo sejam devidamente protegidos.

Quer saber mais sobre a proteção de jogos e softwares? Entre em contato com nosso time de especialistas por email ou WhatsApp

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
https://antigo.bn.gov.br/servicos/direitos-autorais 

Autor

  • Brenda Ozaki

    Brenda integra o escritório desde 2020 e atua na área internacional, auxiliando na gestão de portfólio de marcas no exterior.

Contact

Welcome! Please write your message here and we will contact you shortly. Thank you!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar