No dia 21 de março de 2023, foi publicado, na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2724, o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) Birigui para calçados infantis, na espécie Indicação de Procedência (IP). Dessa forma, esta passa a ser a 101ª IG brasileira registrada no INPI e a primeira de 2023.

A documentação apresentada ao INPI constata que o município de Birigui, que fica em São Paulo, é o maior produtor de calçados infantis da América Latina, produzindo 59 milhões de pares de calçados por ano.

A alta produção do local já foi abordada em obras literárias, artísticas e científicas, em publicações de jornais, revistas e sites na internet, e também em fontes iconográficas. Todo esse material forma o conjunto comprobatório do nome geográfico Birigui como um local tradicional pela produção de calçados.

Desse material, alguns se destacam, como o monumento “60 anos do polo calçadista de Birigui”, inaugurado em 2018 e os telefones públicos em forma de sapatinho, de 2007. Já as matérias jornalísticas datam desde a década de 1970 até os anos 2010. Diversas abordam os eventos e feiras em Birigui voltados para a produção de sapatos para crianças, focando no aumento de desenvolvimento da indústria local. É possível encontrar esses documentos históricos no Museu Virtual do Calçado – Museu Birigui, dedicado à história da produção de calçados no local.


Publicado em 27/04/2023

Fontes:
https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/birigui-e-a-primeira-ig-reconhecida-pelo-inpi-em-2023

Contact

Welcome! Please write your message here and we will contact you shortly. Thank you!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar