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A plataforma que tem como objetivo a produção de pequenos vídeos de no máximo 15 segundos e já conquistou milhares de usuários ao redor do mundo, em 25 de junho de 2020, anunciou a criação do Tiktok for Business, uma plataforma voltada para empresas anunciarem e gerenciarem suas publicidades dentro do aplicativo.

A rede social criada pela chinesa ByteDance, preocupada com um dos ativos mais importantes de uma empresa, permitirá que as marcas anunciem seus produtos e realize ações publicitárias mediante o uso de hashtags, vídeos específicos no feed e até filtros próprios.

Em um primeiro momento, será disponibilizado 5 diferentes ferramentas para as empresas:

– Top View: Com até 60 segundos de duração e com formato de vídeos, a plataforma aposta nessa modalidade como o tipo de anúncio mais impactante e capaz de deter a atenção do consumidor;

– Brand Takeover: Em formato de vídeos de menor duração ou anúncio, essa ferramenta redireciona a um link externo que pode ser a loja ou site oficial da empresa anunciante;

– In-feed Ads: diferente das ferramentas acima, os anúncios veiculados por essa modalidade será divulgado no próprio perfil da marca e permitirá a interação por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos ou até uma nova gravação utilizando a mesma música.

– Branded Hashtag Challenge: Como já descreve o nome, essa ferramenta permitirá um maior engajamento da marca com seus consumidores através do uso de hashtags; e

– Branded Effects: A marca poderá criar filtros e efeitos que anunciem seus produtos e que podem ser utilizados por outros usuários da plataforma.

A publicidade em redes sociais vem se tornando um dos principais meios de divulgação e promoção de produtos e serviços e, como toda campanha ou anúncio publicitário, os anunciantes devem observar e respeitar as leis e normas que disciplinam a publicidade.

No Brasil, temos as normas ético-publicitárias estabelecidas pelo CONAR – Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária, a Lei da Propriedade Industrial, a Lei de Direitos Autorais, o Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre diversas outras leis e normativos que trazem disposições aplicáveis às publicidades.

Assim, as publicidades veiculadas através de redes sociais devem, por exemplo, respeitar as marcas e os produtos concorrentes (evitando-se anúncios que ataquem ou denigram concorrentes), preservar os direitos da criança e do adolescente, observar os direitos autorais, utilizando somente músicas ou imagens após obter previamente as respectivas autorizações etc.

Não obstante, é importante lembrarmos da responsabilidade social das empresas ao veicular anúncios que possam engajar o consumidor através hashtags e vídeos de desafios.

Você empresa que busca inovar em suas ações publicitárias, a Ricci Propriedade Intelectual poderá assessorá-lo adequadamente, verificando cuidadosamente se o conteúdo se encontra consoante ao nosso sistema legal e diretrizes dos órgãos regulamentadores.

Referência:
https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2020/06/25/com-tiktok-for-business-plataforma-mira-anunciantes.html

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