Em 27 de abril o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) divulgou seu Plano de Ação 2023 através da Portaria/INPI/PR nº 15. O plano traz os dados anuais dos indicadores de desempenho e também as metas para 2023. Além disso, o plano conta com os projetos estipulados para o primeiro ano com o Plano Estratégico 2023-2026 em vigência. 

Alguns dos projetos estratégicos mais importantes são: a automação do fluxo de patentes, a revisão dos procedimentos de exame de marcas, a conformidade da qualidade do exame e a operacionalização do Acordo de Haia.

Os focos do INPI para alcançar os resultados estipulados são o alto grau de impacto, a modernização tecnológica, a recomposição da força de trabalho, a implementação da política de preços e a adoção de modelo de excelência da gestão.

Porém, o Plano de Ação tem um desafio principal: a limitação financeira. O orçamento de despesas discricionárias na Lei Orçamentária Anual (LOA 2023) é de R$ 52 milhões, valor que é considerado insuficiente para arcar com os compromissos já determinados para esse ano. 

Confira o Plano de Ação INPI 2023.


Publicado em 30/05/2023

Fontes:
https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-divulga-plano-de-acao-2023-com-metas-e-projetos

Autor

  • Riccipi Propriedade Intelectual

    Fundado em 1989, Ricci Propriedade Intelectual é um dos mais conceituados escritórios especializados em Propriedade Intelectual do Brasil, prestando completa assessoria e consultoria especializada nas áreas consultiva, administrativa e judicial em Propriedade Intelectual.

Contact

Welcome! Please write your message here and we will contact you shortly. Thank you!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar