De acordo com dados da política de propriedade intelectual do Brasil, as instituições públicas federais são as responsáveis por grande parte da produção científica do país. Das 286 instituições que completaram o Formulário para Informações sobre a Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Brasil (Formict) em 2019, 69,2% se declararam públicas e 70,2% se afirmaram federais. Esses dados foram divulgados no dia 26 de abril deste ano pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação como comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

José Afonso Cosmo Júnior, coordenador-geral de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia afirmou que “a gente entende que essas instituições são essenciais para o desenvolvimento e a inovação tecnológica. E a propriedade intelectual é fundamental para a inovação e a competitividade do país.”

Além disso, a analista Denise Pereira aponta que os dados mostram uma assimetria regional que caracteriza a produção científica nacional. “A pesquisa mostra que 70% dos Institutos de Ciência e Tecnologia estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste, mas a diferença regional vem diminuindo ao longo do tempo”, disse a analista. 

Já a coordenadora de  Parcerias Estratégicas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Débora Carvalho, ressalta a necessidade de uma conexão entre empresa, academia e governo. Em sua visão, o principal desafio é conectar as instituições de ensino com empresas. Ela enfatizou ainda mais essa posição dizendo que “a ideia da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) é fazer essa conexão acontecer. O Brasil está em 78º lugar no Ranking GII 2022 (Global Innovation Index) de colaboração entre empresa e universidade. A gente não consegue fazer essa comunicação entre empresas e ICTs e colocar no mercado mais inovação para ter um impacto social para a população.”

Você pode conferir o relatório completo do FORMCIT aqui.


Publicado em 01/06/2023

Fontes:
https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2023/04/instituicoes-publicas-concentram-mais-da-metade-da-producao-cientifica-e-tecnologica-do-pais

Autor

  • Riccipi Propriedade Intelectual

    Fundado em 1989, Ricci Propriedade Intelectual é um dos mais conceituados escritórios especializados em Propriedade Intelectual do Brasil, prestando completa assessoria e consultoria especializada nas áreas consultiva, administrativa e judicial em Propriedade Intelectual.

Contact

Welcome! Please write your message here and we will contact you shortly. Thank you!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar