No dia 04 de abril de 2023 foi publicado o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) Jundiahy (SP) para uva Niagara Rosada, na espécie Indicação de Procedência (IP) na Revista de Propriedade Intelectual (RPI). 

Essa é a 102ª IG brasileira registrada pelo INPI. No total, há 111 registros de IG no INPI: 33 de Denominações de Origem (24 brasileiras e 9 estrangeiras) e 78 Indicações de Procedência (todas brasileiras).

Na documentação de registro apresentada ao INPI consta que a viticultura na região de Jundiahy começou em 1887, mas sem intenções econômicas. Foi em 1933 que, pela primeira vez, três cachos de uvas rosadas do tipo Niagara nasceram em conjunto com os cachos brancos. Essa mutação de um cacho rosado nascer a partir do tipo de uva Niagara Branca resultou na Niagara Rosada. Esse acontecimento ocorreu na divisa entre as cidades de Jundiaí e Louveira, no estado de São Paulo. Dessa forma, a região de Jundiahy, que em 1933 era composta por municípios do interior paulista como Itupeva e Louveira, é considerado o local de surgimento da Niagara Rosada. 

Após o sucesso da descoberta, apenas um ano depois, em 1934 aconteceu a primeira Festa da Uva de Jundiahy. Diversas fontes documentais como fotos, notícias e materiais de divulgação dessa festa e das seguintes comprovam o reconhecimento público dessa região como o centro produtor de Niagara Rosada. 

A partir do surgimento da Niagara Rosada, vários produtores da região começaram a cultivá-la de forma mais intensa, fazendo com que ela se tornasse a principal variedade cultivada na região. 

A Niagara Rosada pode ser considerada como o fator que desenvolveu o grande movimento agrícola e, consequentemente, industrial e comercial que transformou os municípios deste local.


Publicado em 25/05/2023

Fontes:
https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-reconhece-jundiahy-como-ig-para-uva-niagara-rosada

Autor

  • Riccipi Propriedade Intelectual

    Fundado em 1989, Ricci Propriedade Intelectual é um dos mais conceituados escritórios especializados em Propriedade Intelectual do Brasil, prestando completa assessoria e consultoria especializada nas áreas consultiva, administrativa e judicial em Propriedade Intelectual.

Contact

Welcome! Please write your message here and we will contact you shortly. Thank you!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar