Em dezembro do ano passado a INTA (International Trademark Association) lançou um Checklist dos critérios elencados no relatório – Think Tank sobre o “Office” de Propriedade Intelectual (IPO) do Futuro, que foi lançado em 2020.
Esse checklist tem como objetivo agilizar a implementação das recomendações do relatório de 2020 nos Offices de PI (escritórios ou agências governamentais responsáveis pela concessão de marcas, patentes e outros direitos de propriedade intelectual). A lista aborda tópicos desde recursos humanos e financeiros até convergência de procedimentos e suporte ao sistema de inovação. O documento também permite que o relatório Think Tank, que iniciou a discussão sobre os projetos para o Office de Propriedade Intelectual do Futuro, seja revisitado a qualquer momento.
Quando foi lançado, o objetivo do Think Tank foi refletir e discutir sobre como podem ser os Offices de PI daqui 10 ou 20 anos. Essa discussão se deu através do debate em relação a três temas principais: a Evolução do Sistema de Propriedade Intelectual, Desafios e Oportunidades Futuros, o IPO do Futuro. Além disso, também foi feito um estudo de caso sobre os Offices de PI durante a crise do Covid-19.
Este relatório é um recurso importante e abrangente para todos os Offices de PI, sejam eles grandes ou pequenos. Ele os auxilia a se prepararem para o futuro da PI, visando o contexto e necessidades que cada Office irá viver. O Think Tank apresenta uma ideia de como podem ser os Offices de PI do futuro e também reflete as contribuições dos chefes, antigos ou atuais, dos Offices e dos colaboradores-chave que formaram o Grupo de Peritos, que receberam apoio da INTA na elaboração das diretrizes.
Publicado em 09/02/2023
Fontes:
https://inpi.justica.gov.pt/Noticias-do-INPI/INTA-publica-lista-de-criterios-para-o-Office-de-PI-do-futuro