em Notícias

Por Lidiane Costa.

Estimular a inovação no Brasil, principalmente por empresas brasileiras, tem sido um forte objetivo do INPI nos últimos anos. Entretanto, um levantamento inicial de depositantes nacionais de patentes na área da saúde, realizado pelos pesquisadores do INPI em parceria com a EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, demonstra que, apesar do crescimento significativo nas solicitações de patentes, existe muito trabalho a ser realizado e muito espaço para crescimento em inovação, principalmente por micro e pequenas empresas voltadas para áreas da saúde, fármacos e biotecnologia, seguimentos importantes no combate a atual pandemia de covid-19 e, a longo prazo, no combate a novas possíveis pandemias.

A proteção da propriedade industrial nestas áreas, principalmente em biotecnologia, ainda é muito frágil, segundo afirmação de Jorge Almeida Guimarães, presidente da EMBRAPII, em Webinar realizado do dia 30/06/2020, onde foram apresentados os resultados desse levantamento, denominado de “Mapeamento dos clusters de inovação na área da saúde no Brasil”.

O estudo buscou mapear a localização de micro e pequenas empresas que se dedicam, principalmente, às áreas de biotecnologia, produtos farmacêuticos e tecnologia aplicada à medicina.
Foram identificadas 801 micro e pequenas empresas e os resultados indicam que 44,4% estão localizadas nos estados de São Paulo (22,7%), Paraná (12,6%) e Minas Gerais (9,1%).

A pandemia de Covid-19 demonstrou o quanto o Brasil, apesar de possuir grandes empresas nos seguimentos pertinentes, pouco inova, por exemplo, na área de equipamentos de proteção dos profissionais de saúde (EPIs) e o quanto ficamos dependentes de materiais importados, principalmente daqueles fabricados na China, quando o potencial de inovação dentro do próprio território nacional é imenso mas, infelizmente, ainda pouco explorado.

Veja no link abaixo os dados e notícia sobre o estudo divulgado pelo INPI:
https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/ultimas-noticias/inpi-mapeia-clusters-de-inovacao-em-saude-no-brasil

Autor

Contact

Welcome! Please write your message here and we will contact you shortly. Thank you!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar