Na sexta-feira, dia 11 de novembro de 2022, foi assinado um acordo de cooperação entre o presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado, e pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Waldemar Barroso Magno Neto. Um dos principais itens do acordo é o fomento à comercialização de ativos de Propriedade Intelectual (PI).

A cerimônia foi realizada na sede da Finep, no Rio de Janeiro, e teve a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim. Ele ressaltou durante a cerimônia a importância do INPI para o estímulo à inovação no Brasil e das conquistas obtidas a partir da parceria entre INPI e Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). 

Enquanto o presidente do INPI destacou a importância da PI como ferramenta estratégica por parte das empresas, o presidente da Finep citou o crescimento do Brasil no Índice Global de Inovação. Além disso, ele ressaltou a importância de criar serviços em prol da sociedade a partir das patentes. Levando esses aspectos em consideração, Waldemar Neto afirmou que um dos principais objetivos deve ser internalizar a cultura de PI na Finep. 

Dessa forma, já está em andamento uma das principais ações do acordo de cooperação. A Finep lançou em junho uma chamada pública para comercialização de ativos em PI com R$75 milhões em recursos.  A chamada será em fluxo contínuo e tem como objetivo garantir apoio financeiro para empresas que quiserem testar a viabilidade de processos, produtos e serviços inovadores baseados em PI. 

A parceria com o INPI também age em outros pontos como: o envolvimento do instituto nos programas de financiamento da Finep, a oferta de mentoria à empresas e ICTs apoiadas pela financiadora, disponibilização de cursos oferecidos pelo INPI e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) à Finep e seus parceiros e a disponibilização de informações da Base de Dados Estatísticos sobre Propriedade Industrial (BADEPI) do INPI.


Fonte: 

https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-e-finep-firmam-cooperacao-com-foco-na-comercializacao-de-ativos-de-pi

Autor

  • Riccipi Propriedade Intelectual

    Fundado em 1989, Ricci Propriedade Intelectual é um dos mais conceituados escritórios especializados em Propriedade Intelectual do Brasil, prestando completa assessoria e consultoria especializada nas áreas consultiva, administrativa e judicial em Propriedade Intelectual.

Contact

Welcome! Please write your message here and we will contact you shortly. Thank you!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar