O Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, tem trabalhado intensamente no combate ao Backlog de Patentes com o objetivo de cumprir a meta de redução de até 80% nos próximos 2 anos, da fila de pedidos de patentes que aguardam para serem analisados no Brasil.
Para aumentar os esforços no cumprimento da meta, assinou um acordo formal de cooperação técnica em 4 de junho de 2020 com o CAS, uma divisão sem fins lucrativos da Sociedade Americana de Química, especializada em soluções de informações científicas.
O CAS já vinha colaborando com o INPI em caráter de testes, utilizando de sua tecnologia que tem como abordagem agilizar o trabalho dos avaliadores de patentes e a análise dos processos como um todo, com soluções personalizadas que acelerem os fluxos de trabalho das avaliações.
Como em outros países, no Brasil o número de pedidos de patentes tem aumentado significativamente e é importante que a análise dos pedidos seja feita com pontualidade, a fim de que não haja acúmulos e atrasos para a concessão de uma Patente.
Os atrasos nas análises de pedidos de patentes são prejudiciais direta ou indiretamente na competitividade de mercado e a agilidade e eficácia nestas análises é fundamental para incentivar a inovação global.
Fonte: CAS
https://www.cas.org/pt-br/resources/press-releases/cas-inpi-agreement