No dia 11 de maio de 2023 ocorreu o lançamento das “Ações para promover o ambiente de negócios em tecnologias verdes: inovação, propriedade intelectual e sustentabilidade”, que contou com a presença do INPI. A ideia deste projeto é cultivar parcerias de inovação nessa área entre países da América Latina e da Europa.
O evento de lançamento do projeto apresentou um cenário da inovação verde no Brasil. Esse cenário contava com estratégias de negócios, de apoio institucional e financeiro e também com temas voltados à Propriedade Intelectual. O presidente interino do INPI, Júlio César Moreira, destacou a necessidade de tecnologias verdes para o desenvolvimento nacional. Dessa forma, o presidente relembrou do programa de Patentes Verdes, ativo desde 2016, os projetos de mentoria para empresas e instituições de pesquisa, bem como os estudos voltados para a economia sustentável.
A fim de continuar com o projeto iniciado em maio, outras atividades foram agendadas. A primeira atividade é a “Diálogos sobre financiamento para ações de matchmaking em tecnologias verdes”, que ocorreu entre 31 de maio e 2 de junho, tratou de uma série de discussões sobre financiamento para a pesquisa, desenvolvimento e exploração comercial dessas tecnologias. A segunda atividade proposta é a “Ações de matchmaking: showcases em tecnologias verdes”, e será realizada entre 22 e 28 de junho, cujo objetivo é ser um espaço para o encontro entre ofertantes e demandantes de tecnologia verde para a geração de negócios e até mesmo para a formação de parcerias e acordos de colaboração para o desenvolvimento tecnológico.
O evento de lançamento do projeto “Ações para promover o ambiente de negócios em tecnologias verdes: inovação, propriedade intelectual e sustentabilidade” foi organizado pelo INPI em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), AL INVEST Verde IPR, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Centro Brasileiro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Embaixada Real da Dinamarca no Brasil.


Publicado em 20/06/2023

Fontes:
https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/evento-lanca-iniciativa-para-promover-negocios-em-tecnologias-verdes

Autor

  • Riccipi Propriedade Intelectual

    Fundado em 1989, Ricci Propriedade Intelectual é um dos mais conceituados escritórios especializados em Propriedade Intelectual do Brasil, prestando completa assessoria e consultoria especializada nas áreas consultiva, administrativa e judicial em Propriedade Intelectual.

Contact

Welcome! Please write your message here and we will contact you shortly. Thank you!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar