Após ter vencido o II Concurso de Invenções Patenteadas do PROSUL, um invento brasileiro foi parte da 48ª Exposição Internacional de Invenções de Genebra, na Suíça, no final de abril. Essa exposição é um dos eventos mais importantes da área e congrega inventores, pesquisadores, investidores, empreendedores e outros profissionais da área de inovação.
A criação brasileira tratava-se de um sistema de reciclagem de embalagens plásticas contaminadas, inventado por Gustavo Eugenio de Oliveira Cardoso, Evandro Bondesan Didone, Fabian Adolfo Cattaneo e Felipe André de Aquino Cardoso. O INPI concedeu a patente do produto através do programa Patentes Verdes.
Na competição com outros países latino-americanos, a criação brasileira levou o primeiro lugar. O Brasil ainda conseguiu o segundo lugar no concurso e o reconhecimento especial da mulher inventora, por meio da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nádia Rodrigues Mallet.
A vitória contou com certificados para os vencedores e também a oportunidade de que Felipe André de Aquino Cardoso, um dos inventores brasileiros responsáveis pela criação, pudesse expor a invenção na Exposição Internacional de Invenções de Genebra. Tal oportunidade foi garantida através de uma parceria entre o concurso do PROSUL e a OMPI.
A PROSUL é um foro de cooperação técnica entre Institutos Nacionais de Propriedade Industrial da América Latina. Já em 2020 ocorreu o anúncio dos ganhadores de seu II Concurso de Invenções Patenteadas, mas a cerimônia de premiação foi adiada devido à pandemia de COVID-19. Também em função da pandemia, as últimas duas edições da Exposição Internacional de Invenções de Genebra foram realizadas online. Em 2023 foi possível que a exposição retornasse ao seu formato presencial tradicional.


Publicado em 15/06/2023

Fontes:
https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inventor-brasileiro-participa-de-exposicao-internacional-de-invencoes

Contact

Welcome! Please write your message here and we will contact you shortly. Thank you!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar