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A empresa fundada por Guccio Gucci, na cidade de Florença em 1921, é atualmente a segunda marca mais valiosa do mundodado ao aumento de 20.2% em seu valor comercial entre 2019 e 2020, e, ainda, é considerada a terceira marca mais forte do mercado do luxo, segundo o relatório anual do Brand Finance’s disponibilizado na segunda semana de outubro 2020.1 

Em contrapartida a tal sucesso e prestígio mundial, que garantiram à Casa Gucci os resultados acima informados, mesmo em meio a uma pandemia mundial, os produtos da empresa são alguns dos mais falsificados e copiados no mercado mundial. Como resposta a tal comércio ilegal de seus produtos, a empresa também conta com uma política de completa intolerância por tais práticas, possuindo diversos processos judiciais e administrativos em escala internacional visando à proteção de suas marcas e seus produtos.  

Porém, em meio a uma luta constante para a proteção de seus designs e direitos marcários, o estilista Alessandro Michele resolveu aproveitar a temática e relembrar o logo falso da Gucci visto pela primeira vez em 1980, o qual continha apenas uma faixa bicolor, produzindo as peças da coleção apresentada no Gucci Fall / Winter 2020-21, com a mencionada falsificação, acompanhada das palavras FAKE (falso) de um lado do produto e NOT (não) do outro:²

Segundo a descrição do próprio site, a empresa traduz a coleção como: “Uma irônica homenagem ao código institucional da marca: o logotipo. A narrativa começou com uma estampa inspirada em uma apropriação retrô do logotipo da Gucci com a faixa bicolor. Entrando em um novo capítulo, o design verde e vermelho se mistura com ‘Fake / Not’ – um comentário divertido sobre a ideia de imitação”.  

A coleção que ironiza uma problemática cotidiana da marca já é um sucesso, tendo ganhado destaque especial nas redes sociais de seus consumidores que têm sido muito criativos nas formas de exibir suas novas FAKE/NOT aquisições.  

A falsificação ou pirataria de produtos é um problema que atinge muitas empresas, que têm a necessidade de adotar medidas administrativas, extrajudiciais e/ou judiciais para proteger suas criações e ativos de propriedade intelectual.  

Nosso escritório possui uma equipe especializada na repressão à falsificação e pirataria de produtos, que poderá prestar quaisquer esclarecimentos ou assessoria em relação ao tema. 

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