A cantora americana Taylor Swift foi alvo de um processo judicial por violação de direito marcário após o lançamento de seu novo álbum intitulado Evermore. De acordo com o parque temático Evermore, localizado em Utah, o novo álbum da cantora tem causado confusão entre o público, afetando a imagem, bem como as ações de publicidade e tráfego online, do estabelecimento de forma negativa, especialmente nas mídias sociais, impactando ainda o número de visitantes do parque.
O requerente alega ainda em sua ação judicial, protocolada perante o US District Court em Utah, que os produtos comercializados por Taylor sob a marca Evermore são similares àqueles comercializados pelo parque de diversões, constituindo, portanto, falsificação dos produtos da marca Park Evermore, pedindo uma indenização no valor de US$ 2 milhões por violação de marca, além do pagamento de honorários advocatícios.
Como resposta à notificação extrajudicial enviada anteriormente pelo parque, a equipe jurídica da cantora afirmou que as alegações não possuem fundamentos jurídicos e que nenhum direito marcário foi violado, demonstrando ainda que os produtos comercializados pelo parque seriam distintos aos comercializados por Taylor. Os advogados argumentam ainda que o lançamento do álbum de Taylor Swift tem criado uma clara oportunidade de marketing para o parque de diversões.
Como medida de defesa, a cantora protocolou também um processo judicial no estado do Tenessee contra o parque Evermore devido a violações intencionais de direitos autorais. Na acusação, a equipe de Taylor alega que o parque tem utilizado as músicas da cantora por mais de um ano, através de performances e apresentações para o público, sem a devida autorização ou contrato de licença, ignorando repetidamente as notificações enviadas pela BMI, organização que visa proteger os direitos autorais e rendimentos de artistas. Em seu processo, a artista pede o pagamento de uma indenização por danos, além de que o parque fique permanentemente proibido de tocar suas músicas sem a devida autorização.
Fontes:
https://www.rollingstone.com/music/music-news/taylor-swift-evermore-park-trademark-lawsuit-1123545/