O Brasil obteve a primeira Denominação de Origem (D.O) exclusiva para espumantes do Novo Mundo – o que exclui apenas espumantes produzidos na Europa. A mais nova D.O fica em Altos de Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, uma região conhecida por suas grandes e tradicionais vinícolas, como Aurora, Don Giovanni, Geisse e Valmarino. As quatro vinícolas já estão produzindo espumantes sob a nova regra. 

A obtenção da D.O Altos de Pinto Bandeira ocorreu através de um processo que levou por volta de uma década e foi concedida pelo INPI, aumentando a soma de indicações geográficas no Brasil para 108. O processo para a criação da D.O foi feito a partir de uma parceria entre a Embrapa, a Universidade de Caxias do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Sebrae, o Sicredi e a prefeitura de Pinto Bandeira.

As regras da D.O para espumantes incluem produção de espumantes com as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, sistema de condução feito pelo método espaldeira e segunda fermentação feita em garrafa,  de acordo com o método champenoise.

 A fim de ter o selo da D.O no rótulo é necessária aprovação anual dos espumantes por um conselho regulador. 


Publicado em 04/04/2023

Fontes:
https://exame.com/agro/brasil-tem-primeira-denominacao-de-origem-de-espumantes

Contact

Welcome! Please write your message here and we will contact you shortly. Thank you!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar