Com o advento da pandemia, o setor têxtil se mobilizou de diversas formas para auxiliar no combate ao COVID-19, inicialmente com vendas revertidas em doações, produção massiva de máscaras de proteção estilizadas com a cara de cada marca, doações milionárias dos grandes players desse marcado, mas atualmente nota-se uma nova estratégia.
Muitas empresas têm mobilizado seu ativo financeiro em pesquisas para a implementação de tecidos antivirais, ou seja, tecidos que matam ou neutralizam o vírus que entra em contato com a roupa do consumidor.
Essa ideia foi executada por diversas empresas nacionais, desde marcas de moda até desenvolvedores de tecido, como a Malwee, Karsten, Lupo, Santista, Demillus, Senai Cetiqt e outras, que conseguiram desenvolver tecidos testados em laboratório, e alguns até mesmo em parcerias com empresas internacionais de inovação para auxiliar na testagem.
O mais curioso é que quando se pensa em uma produção que envolve tanta tecnologia, pesquisas, e, até mesmo, a rapidez no desenvolvimento do produto, o primeiro ponto que se levanta é que o produto deve ter um custo muito alto.
No entanto, essas empresas foram capazes de desenvolver essa produção com valores acessíveis e que cabem no bolso da população, como máscaras duráveis com a proteção antiviral de R$17,00 a R$29,00 e camisetas com valores de aproximadamente R$49,00.
Nota-se a tentativa de uma democratização dessa moda protetiva, com essas empresas muitas vezes renunciando a grande parte de seu lucro, para que as peças atinjam o menor valor possível sem prejudicar as contas da marca, conforme expõe, por exemplo, o Gerente Industrial Têxtil da Malwee, Luiz Thiago R. de Freitas “Enquanto empresa, abrimos mão de grande parte da margem lucro das peças para que o maior número de brasileiros possível tivesse acesso à essa tecnologia, que é uma das primeiras tecnologias têxteis testadas no mundo, com eficácia comprovada em laboratório, contra o SARS-CoV-2”.
Esta associação das marcas com inovação gera efeitos muito interessantes para o titular da marca, fortalecendo sua reputação e credibilidade no mercado, o que também leva a uma valorização econômica da marca.
Referências:
https://www.abit.org.br/noticias/malwee-apresenta-linha-de-roupas-antivirais-contra-a-covid-19