O Brasil avançou três posições no Índice Global de Inovação (IGI) em relação a 2021, alcançando o 54º lugar entre 132 países avaliados. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma das entidades responsáveis pela produção e divulgação do índice, a melhora na classificação ocorreu apesar da diminuição dos investimentos na área.

Essa queda nos investimentos pode ser comprovada pela perda de posições no ranking de insumos de inovação, já que o país caiu da 56ª posição, em 2021, para a 58ª em 2022. Mas a melhora na classificação geral pode ser explicada pelo ganho de posições no ranking de resultados de inovação, visto que o país foi da 59ª para a 53ª colocação.

Disso, pode-se depreender que, por mais que os investimentos em inovação no Brasil venham caindo anualmente, as empresas brasileiras têm alcançado resultados cada vez melhores, o que atesta as capacidades das empresas nacionais. Tanto que, para a diretora de inovação da CNI, Gianna Sagazio, “se houvesse investimentos perenes em inovação, o que não acontece, o Brasil poderia ser uma potência em inovação”.

Com essa nova posição, o Brasil ocupa o 2º lugar entre os países da América Latina, ficando atrás somente do Chile, que ocupa a 50ª posição no ranking geral. Apesar do avanço, o país ainda está abaixo da melhor colocação já alcançada: 47º lugar em 2011.

Em relação ao ranking geral do Índice Global de Inovação, os cinco países mais bem colocados são, respectivamente, Suíça, Estados Unidos, Suécia, Reino Unido e Holanda. Logo, dos cinco primeiros colocados, quatro estão na Europa, enquanto o primeiro país latino aparece na 50ª posição, o que reflete as disparidades nas políticas públicas voltadas para inovação em cada continente.

Para saber mais sobre inovação no Brasil, acesse os artigos do site Ricci Propriedade Intelectual.


Fontes:

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/inovacao-e-tecnologia/brasil-avanca-tres-posicoes-e-chega-ao-54o-lugar-no-indice-global-de-inovacao/

Autor

  • Riccipi Propriedade Intelectual

    Fundado em 1989, Ricci Propriedade Intelectual é um dos mais conceituados escritórios especializados em Propriedade Intelectual do Brasil, prestando completa assessoria e consultoria especializada nas áreas consultiva, administrativa e judicial em Propriedade Intelectual.

Contact

Welcome! Please write your message here and we will contact you shortly. Thank you!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar