Em Notícias

Antonio Ferro Ricci, sócio fundador da Ricci Propriedade Intelectual, eleito o novo presidente da ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial, tomou posse em cerimônia de posse realizada no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 2013.

Em seu discurso de posse relatou que o trabalho e a história dos 65 anos da ABAPI está intimamente entrelaçada com a história e com a evolução da legislação de proteção dos direitos de propriedade industrial no Brasil, relembrando e homenageando o trabalho dos Fundadores, Ex-Presidentes e Ex-Diretores da ABAPI.

Afirmou que a nova Diretoria e as futuras gestões tem uma grande responsabilidade de se manter fiel aos principais objetivos da Associação, destacando que: “É necessário, portanto, continuamos trabalhando de forma incessante e incansável pela valorização e pelo reconhecimento pela Sociedade, pelas Autoridades e pelas Empresas, da importância e essencialidade do trabalho e da regulamentação definitiva da profissão de Agente da Propriedade Industrial, como já ocorre há muitas décadas na grande maioria dos países desenvolvidos. De fato, o Agente da Propriedade Industrial é um profissional necessário para que ocorra a correta e efetiva proteção e a defesa das marcas e das invenções, exercendo atividade e papel essencial para desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil e para a devida proteção da inovação tecnológica. De igual forma, é necessário continuarmos difundindo, promovendo e zelando pelos valores éticos no exercício de nossa profissão. Por último, há muitos anos a ABAPI exerce um papel fundamental na difusão dos conhecimentos sobre a propriedade industrial e no treinamento das novas gerações de profissionais, através de seus Cursos de PI – Básico, Intermediário e Avançado – que hoje já estão ocorrendo em diversas cidades do Pais. Assim, é nossa responsabilidade e nosso projeto manter a excelência e o continuo aperfeiçoamento desses cursos, inclusive através da utilização das novas tecnologias e da internet, proporcionando a participação de maior número de profissionais em todos os cantos de nosso país.”

O Dr. Antonio Ricci reiterou o compromisso da ABAPI em manter sempre um diálogo franco e aberto com o INPI, com o Governo Federal e com o Poder Judiciário, visando colaborar para o aperfeiçoamento da proteção dos direitos de PI no Brasil. Reconheceu que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial vem se empenhando seriamente na busca de seu aperfeiçoamento e de sua modernização. Entretanto, ressaltou que: “Para que essa modernização no INPI seja efetiva e ocorra a necessária e desejada agilização dos exames do processos de marcas e patentes, é fundamental que o Governo Federal tome a decisão política de investir na contratação de um maior número de técnicos-examinadores. A implantação de novos sistemas e processos eletrônicos pelo INPI são medidas bem vindas e que efetivamente poderão agilizar os processos e facilitar o acesso à informação e aos documentos pelos usuários. Mas esses novos sistemas eletrônicos não servirão para nada se o Governo Federal não entender que o INPI cumpre papel estratégico no desenvolvimento tecnológico e econômico do Pais e que a grande demora na concessão de marcas e patentes é fator inibidor de investimentos e de geração de empregos em nosso país. De outro lado, esses novos sistemas e processos eletrônicos adotados pelo INPI devem ser implantados com as cautelas necessárias para que não se prejudique direitos de propriedade industrial e a necessária segurança jurídica.”

Ao final, o novo Presidente da ABAPI desejou muito sucesso para a Dra. Elizabeth Kazsnar Fekete que, no mesmo evento , assumiu a Presidência da ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Industrial, reiterando a importância e o desejo da nova Diretoria da ABAPI em manter a estreita cooperação com a ABPI e com as demais Associações de Propriedade Industrial.

antonio_ferro_ricci_eleito_o-novo_presidente_da_abapi

Contato

Seja bem-vindo! Por favor escreva aqui sua mensagem que entraremos em contato em breve. Obrigado!

Digite aqui sua busca